quinta-feira, 15 de outubro de 2009

[AC] Apostolado Coragem (Courage Apostolate)

(Livre tradução da página de descrição do Apostolado Coragem, no site estadunidense, em 2009)

Pessoas com tendências homossexuais sempre existiram em nosso meio, porém, de uns tempos para cá, tem existido pouco ou nenhum excedente formal de grupos de apoio e informação partindo da Santa Igreja para essas pessoas. Boa parte delas é largada para enfrentar essa jornada por conta própria. Como resultado, elas encontram a si mesmas dando ouvidos à perspectiva da sociedade e aceitando-a, optando, assim, por realizar seus desejos por pessoas do mesmo sexo.
Sua Eminência, o penultimo Cardeal de Nova Iorque, Terence Cook , estava ciente e angustiado com essa situação. Ele sabia que o indivíduo, lidando com as atrações pelo mesmo sexo, realmente precisaria experimentar a liberdade da castidade interior e, nesta liberdade, encontrar as metas necessárias para ter uma vida plenamente cristã, em comunhão com Deus e com o próximo. Ele estava preocupado com a possibilidade de muitos não encontrarem esse caminho e tentarem ter suas necessidades encontradas em caminhos que, no fim das contas, não satisfazem os anseios do coração.
Em resposta a essa preocupação, ele decidiu formar um sistema de apoio espiritual que assistiria homens e mulheres com atrações pelo mesmo sexo na vivência da castidade, no companheirismo, na verdade e no amor.
Tendo conhecimento da imensa experiência ministerial do Padre John Harvey nesse campo, o cardeal o convidou para vir a sua arquidiocese.Com a ajuda de Frei Benedict Groeschel, C. F. R., e outros, Padre Harvey começou o Apostolado Coragem cujo primeiro encontro ocorreu em setembro de 1980, em Shrine of Mother Seton, South Ferry. Com a aprovação da Santa Sé, Coragem tem, agora, mais de 110 sedes e, também, mantem contato com as pessoas pela Internet, quase 1500 participam das listas de e-mail e milhares de pessoas recebem, a cada semana, assistência vinda do escritório central e do site. Ele tem se tornado um apostolado católico em destaque por meio da ajuda oferecida a milhares de homens e mulheres, em encontrar paz através do companheirismo, da oração e dos sacramentos.
O escritório central do Coragem opera por meio do suporte espiritual e financeiro da Arquidiocese de Nova Iorque. Também, ele conta com as contribuições e com o trabalho voluntário dos membros do Courage, além do de outros indivíduos e organizações comprometidas com o avanço de seus esforços.
Sedes espalhadas pelo mundo todo são autosuficientes e existem com a permissão do seu bispo diocesano.
Ajudando as pessoas a ganhar uma maior compreensão e apreciação dos ensinamentos da Igreja, especialmente no campo da castidade, Coragem expande o convite da Santa Igreja à uma vida de paz e graça. Vivendo a castidade, qualquer um pode encontrar a paz e a graça de crescer na maturidade cristã.

Para mais informações, leia a postagem: "O que é o Apostolado Coragem?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.