quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

[Esp] São Filipe Néri e a castidade


Eis alguns ensinamentos sobre a castidade de São Filipe Néri (1515-1595), canonizado pelo papa Gregório XV em 1622, e fundador da Congregação do Oratório.

"A fim de preservar sua pureza, os jovens rapazes devem receber frequentemente os Sacramentos, especialmente o da confissão" (Março, 22)  


"Em matéria de pureza, não há maior perigo do que não temer o perigo. Quando o homem não desconfia de si mesmo e está sem medo, tudo está acabado para ele" (Março, 28)

"Para adquirir e preservar a virtude da castidade, precisamos de um bom e experimentado* confessor" (Abril, 1)

* experimentado: versado, prático, entendedor, conhecedor, que foi submetido a prova. (Dicionário  Priberam  da Língua Portuguesa)

"A humildade é a verdadeira guardiã da castidade" (Julho, 12)

Fonte: Máximas e dizeres de São Filipe Néri, de São Filipe Néri. Tradução em inglês de Frederick William Faber. Disponível em Wikisourse.

 
 “A devoção ao Santíssimo Sacramento e a devoção à Santa Mãe não são apenas o melhor caminho, mas na verdade são o único caminho para manter a pureza. Na idade de 20 anos, nada além da comunhão pode manter um coração puro... 

...a castidade não é possível sem a Eucaristia.

Conferir: site Chastity.com (em inglês). Há muitas frases ditas por santos da Igreja que nos permitem pensar a importância da Santa Eucaristia na nossa luta pela castidade. Acessível em: http://www.chastity.com/node/13. Conferir também o blog católico Vida e Castidade, que traz várias referências sobre castidade e vida afetiva sob o ponto de vista da fé cristã. Acessível em: vidaecastidade.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.