domingo, 1 de julho de 2012

[TdC] Teologia do Corpo

Caríssimos,

Começaremos, a partir de agora, uma coluna sobre Teologia do Corpo que será postada todas as sextas-feiras. Percebemos que, diante da nossa sociedade marcada pela ‘revolução sexual’ e pela inversão das verdades concernentes ao plano de Deus para a sexualidade humana, é preciso que conheçamos cada vez mais o que ensina a nossa fé acerca das verdades eternas relacionadas à sexualidade humana. 

Neste post gostaríamos de explicar sucintamente o que seria objeto dessa coluna (que será identificada a partir de agora por [TdC]), a fim de esclarecer e facilitar o entendimento daqueles que não tem nenhum conhecimento do assunto. 

O termo ‘Teologia do Corpo’ foi cunhado a partir da consolidação de um magistério baseado na Bíblia e na Sagrada Tradição sobre o significado teológico do corpo e da sexualidade humana. O conjunto de magistério sobre esse tema  abrange especialmente as catequeses de quarta-feira de 1979 a 1984 ministradas pelo Beato João Paulo II, mas também os documentos da Congregação da Doutrina da Fé sobre o assunto, bem como todo o magistério anterior  e posterior sobre a sexualidade que  neste termo encontra seu lugar.

O Apostolado Coragem (Courage Apostolate) dedica atenção especial a esse tema na formação dos seus membros, por isso, entendemos que também aqui no blog seria essencial termos uma formação perene sobre o assunto, porque compreender a sexualidade como Deus a compreende é um caminho para vivermos melhor a castidade que é um chamado que Deus faz através da Sua Igreja a todos os homens, de acordo com seu estado de vida (solteiros, celibatários ou casados).

Queremos conhecer e entender os desígnios de Deus sobre a sexualidade humana para que não nos aconteça como a profecia de Oseias alerta: “O meu povo se perde por falta de conhecimento” (Os 4,6) e sobretudo para entendermos melhor a nos relacionarmos com Nosso Senhor e com o nosso próximo que foi criado, como nós, à sua imagem e semelhança.

Queremos, sobretudo, conhecer mais sobre esse tema, pois, como nos ensina Tertuliano, um dos padres da Igreja: “caro salutis est cardo - a carne é o eixo da salvação” e, porque, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: “Cremos em Deus, que é o criador da carne; cremos no Verbo feito carne para redimir a carne; cremos na ressurreição da carne, consumação da criação e redenção da carne" (CIC § 1015).

Assim, queremos, por fim, nos aprofundarmos nesse assunto porque o cristianismo é a religião do Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor: por Ele e nEle, o mistério de Deus tornou-se revelado num corpo humano, carne da nossa carne.

Esperamos com isso poder esclarecer a tantos que sofrem com AMS, mas também tantos outros que nos leem e que gostariam de conhecer e aprofundar mais conosco sobre o desígnio maravilhoso de Nosso Senhor sobre a sexualidade do homem, sua criatura favorita e a única com o qual Ele escolheu se relacionar pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.