terça-feira, 11 de setembro de 2012

[FH] Desejos Emocionais nos Homens [I]

Começamos apresentar aqui um artigo sobre "Desejos Emocionais nos homens" escrito por Alan Medinger. Neste artigo, o autor  discute as questões emocionais que os homens com AMS enfrentam e os passos que podemos tomar para corrigi-los. É no reconhecimento de nossas necessidades emocionais onde a mudança começa a ocorrer e nos leva a um passo adiante em nosso crescimento pessoal. Agradecemos nosso irmão B. pela tradução.

Nós reconhecemos há muito tempo que a tendência homossexual não é, em sua raiz, sexual. A tendência ganha sua direção e poder de certas coisas dentro de uma pessoa, em muitos casos, em necessidades não satisfeitas ou medos. Nem sempre, mas na maioria das vezes, nos homens é uma necessidade não atendida ou um déficit, e nas mulheres, é um medo.

Este artigo irá lidar apenas com a homossexualidade masculina, porque discutirei uma necessidade não atendida que vem de um déficit na relação de um menino para com seu pai. Para ser claro, as mulheres que lidam com atração pelo mesmo sexo (AMS) podem ter déficits com o pai, e certamente uma cura verdadeira para elas pode em algum momento obrigá-las a ver os homens como protetores (uma função paterna). Mas a dinâmica desses déficits paternos são bastante diferentes, por isso vou me concentrar em homens com AMS.

As duas mais freqüentes raízes não sexuais (que são não-eróticas) da homossexualidade masculina são:

1.Um anseio para a masculinidade (própria);
2.O desejo de se conectar com a masculinidade (de outra pessoa).

Na maioria dos meninos, sua própria masculinidade se desenvolve no processo normal de crescimento, identificação com o pai, inclusão no mundo dos meninos, e de finalmente chegar para fora de si para uma mulher.

Na maioria dos rapazes a conexão com a masculinidade de outra pessoa acontece por meio de experiências iniciais com um pai amoroso e afirmativo. Com a maioria dos homens AMS, no entanto, esta conexão não foi feita. Então, como muitas vezes acontece quando uma necessidade legítima não foi cumprida, o anseio por ela cresce mais e mais forte. Torna-se uma ânsia para aquelas coisas que a conexão inicial com o pai deveria ter trazido - segurança e afirmação. E, como é característico dos homens, o desejo se torna sexualizado. Em primeira instância, o menino pode imaginar suas necessidades sendo atendidas de forma física (como um homem forte se tornando amigo dele ou um homem corajoso resgatando-o), mas eventualmente, essas figuras desenvolvem conotações sexuais. O desejo por uma intensa conexão com um homem torna-se um desejo de uma relação sexual com um homem.

O que eu estou falando aqui não é apenas a identificação de uma necessidade psicológica, mas o acesso a um profundo desejo emocional. Estes anseios do coração devem ser tratados porque a cura profunda e verdadeira só pode vir de nós quando descobrimos a dor do passado e como ela continua presente conosco hoje. Usando um exemplo específico, é isso que vou abordar neste artigo.

O lugar do simbólico

Os símbolos são extremamente importantes aqui. Se não pudermos entender a presença e o poder dos símbolos, há muito que não entendemos sobre a vida. Isto é particularmente verdadeiro no que diz respeito à sexualidade humana. No que se segue, vou lidar com um símbolo específico que é significativo para muitos homens AMS. Se os leitores não puderem se identificar com o símbolo abordado aqui, talvez ele possa ser substituído por outro.

Quais são os símbolos de masculinidade? O mais óbvio seria órgãos genitais masculinos, mas há muitos outros: força física, altura, uma voz profunda, um corpo peludo. No entanto há um deles, que as pessoas que não tenham lidado com a atração pelo mesmo sexo não poderiam imaginar, mas que eu me deparo várias vezes. Um homem em nosso ministério me diz: "Eu caí em masturbação na noite passada depois que eu comecei a navegar na TV à procura de peitorais". Outro diz: "Eu não estou realmente atrás do sexo. Se eu pudesse colocar minha cabeça no peito de um homem valente..." Os homens em nossos grupos reclamam de como é difícil quando a primavera chega e trabalhadores da construção civil começam a tirar a camisa.

Isso pode parecer estranho para alguns, mas quando você pensa sobre isso, o peito de um homem é um símbolo lógico da masculinidade. Os símbolos da masculinidade são as características dos homens que os tornam diferentes das mulheres. Tamanho de um homem, músculos, corpo peludo - e no peito - tudo os distinguindo de mulheres. E o peito, em mais do que uma forma física ou figurada, está no centro de um homem. Em nossa cultura, o núcleo de um homem é o seu coração - localizado em seu peito. Normalmente, o peito é grande, grosso e sólido, que muitas vezes tem a conotação de força.

Um antigo comando para recrutas militares era "queixo para cima, ombros para trás, peito para fora." Este peito para fora declarou masculinidade.

Isto pode ajudar muito o homem que luta com AMS, ou aqueles que tentam ajudá-lo, a reconhecer, não apenas a atração sexual que atrai, mas também o profundo desejo emocional - a dor - que está na raiz de sua atração por homens. O desejo de intimidade é o motivo que ele poderia imaginar estar satisfeito colocando sua cabeça ou no tocar o peito nu de um homem.

Eu acho que esse tipo de anseio por intimidade é natural em um menino, e geralmente é atendida nos contatos físicos normais de um pai e filho. Meu filho demonstrou isso claramente. Quando ele foi capaz de rastejar para fora do berço, por vezes, em manhãs de sábado, quando minha esposa e eu estávamos dormindo, ele viria a subir em nossa cama. Ele desabotoava meu pijama, em seguida, puxava seu pijama um pouco para cima, e deitava em meu peito, pele para pele. Steve cresceu bastante com a identidade de um homem saudável, e isso expressa o desejo de seu menino para se conectar com seu pai.

Agora imagine o homem adulto com uma profunda necessidade não atendida para a segurança e a afirmação que poderia vir de um pai, o que poderia parecer mais reconfortante do que imaginar seu rosto apoiado no peito, forte e quente de um homem, e os braços fortes do homem envolto em torno dele?

[continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.