quinta-feira, 31 de julho de 2014

[LE] O jovem de caráter

Falamos, recentemente, da importância da leitura espiritual para nosso crescimento na vida em Cristo e da importância da educação da vontade. Reproduzimos aqui, no intuito de ajudar os irmãos e irmãs que lutam com a AMS, a resenha do livro O Jovem de Caráter, editado pela Molokai, e que se encontra à venda no site da editora e em outras páginas. Apesar do título indicar ser o livro destinado a jovens, todos os conselhos nele formulados por Monsenhor Tihamer Toth se dirigem a homens e mulheres de qualquer idade, pois nunca é tarde para se formar ou corrigir o próprio caráter.





Este livro é uma reflexão sobre as virtudes necessárias para se tornar um jovem de caráter firme, algo raro em nosso tempo de relativismo moral. Por meio da análise de cada aspecto imprescindível à formação do jovem, o bispo Tihamer Toth procura suscitar o desejo de um caráter viril nas almas. Longe de pertencer a outro século ou geração, este grandioso trabalho talvez nunca tenha sido mais necessário do que em nossa época, quando a virilidade é atacada, e o verdadeiro cavalheirismo é desprezado.

Segundo Tihamer Toth, a palavra caráter designa a vontade humana fixada no bem; e um jovem tem caráter se possui nobres princípios e se em nada os sacrifica, ainda quando tal constância lhe impõe renúncias. Aquele que, ao contrário, muda de princípios conforme as circunstâncias, a sociedade ou os amigos, que abandona um modo de agir até aqui reconhecido como bom, sob o pretexto que ele não lhe deve causar o menor desagrado, esse é volúvel e pouco seguro, tem caráter fraco, ou, pior ainda, falta-lhe inteiramente caráter.

Isto basta já para mostrar em que consiste a educação do caráter. Primeiro, deve-se procurar nobres princípios; em seguida, por um exercício contínuo, urge que se acostume a agir segundo esses princípios, em todas as circunstâncias.

Para aqueles que desejam entender o sentido e a beleza de um caráter firme, bem como encarar o desafio de forjá-lo na verdade e na virtude, esta obra é indispensável.

Boa leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.