O que é o Courage?



O Courage Apostolate (Apostolado Coragem) pertence à Igreja Católica e é um grupo de apoio espiritual e fraternal, dirigido por sacerdotes e composto de leigos e leigas católicos que aspiram viver castamente em conformidade com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a homossexualidade. O Courage oferece apoio espiritual, fortalecendo a fé das pessoas que enfrentam atração pelo mesmo sexo (AMS), utilizando-se das ferramentas necessárias para que os homens e as mulheres que pertencem ao apostolado conheçam a origem e as causas de sua condição na atração pelo mesmo sexo. Vale dizer que o Courage não é um programa de reorientação sexual. 

O trabalho do Courage é primordialmente espiritual. Os membros do apostolado buscam sanar suas feridas e traumas com apoio espiritual e psicológico, para que, de forma plena e satisfatória, possam vivenciar castamente sua masculinidade e feminilidade de acordo com os planos de Deus e os ensinamentos da Igreja Católica acerca da sexualidade humana.

Pessoas com tendências homossexuais sempre existiram em nosso meio. Porém, de uns tempos para cá, tem existido pouco ou nenhum excedente formal de grupos de apoio e informação partindo da Santa Igreja para essas pessoas. Boa parte delas é largada para enfrentar essa jornada por conta própria. Como resultado, elas encontram a si mesmas dando ouvidos à perspectiva da sociedade e aceitando-a, optando, assim, por realizar seus desejos por pessoas do mesmo sexo.

Sua Eminência, o Cardeal de Nova Iorque, Terence Cook, estava ciente e angustiado com essa situação. Ele sabia que o indivíduo, lidando com as atrações pelo mesmo sexo, realmente precisaria experimentar a liberdade da castidade interior e, nesta liberdade, encontrar as metas necessárias para ter uma vida plenamente cristã, em comunhão com Deus e com o próximo. Ele estava preocupado com a possibilidade de muitos não encontrarem esse caminho e tentarem ter suas necessidades encontradas em caminhos que, no fim das contas, não satisfazem os anseios do coração.

Em resposta a essa preocupação, ele decidiu formar um sistema de apoio espiritual que assistiria homens e mulheres com atrações pelo mesmo sexo na vivência da castidade, no companheirismo, na verdade e no amor.

Tendo conhecimento da imensa experiência ministerial do Padre John Harvey, OSFS nesse campo, o cardeal o convidou para vir a sua arquidiocese. Com a ajuda de Frei Benedict Groeschel, CFR., e outros, Padre Harvey iniciou o Courage, cujo primeiro encontro ocorreu em setembro de 1980, em Shrine of Mother Seton, South Ferry.

Padre Philip Bochanski
Atualmente o Courage é dirigido internacionalmente pelo Pe. Philip Bochanski, da Diocese de Filadélfia, nos Estados Unidos. A sede internacional do Apostolado se encontra na diocese de Bridgeport, Connecticut.

Com a aprovação da Santa Sé, o Courage tem, agora, mais de 200 células e, também, mantem contato com as pessoas pela Internet, sendo que quase 1500 participam das listas de e-mail. Além disso, milhares de pessoas recebem, a cada semana, assistência vinda do escritório central e do site. Ele tem se tornado um apostolado católico em destaque por meio da ajuda oferecida a milhares de homens e mulheres, em encontrar paz através do companheirismo, da oração e dos sacramentos.

O escritório central do Courage opera por meio do suporte espiritual e financeiro da Arquidiocese de Nova Iorque e da Diocese de Bridgeport. Também, ele conta com as contribuições e com o trabalho voluntário dos membros do Courage, além do de outros indivíduos e organizações comprometidas com o avanço de seus esforços.

Sedes espalhadas pelo mundo todo são autosuficientes e existem com a permissão do seu bispo diocesano.

Ajudando as pessoas a ganhar uma maior compreensão e apreciação dos ensinamentos da Igreja, especialmente no campo da castidade, Courage expande o convite da Santa Igreja à uma vida de paz e graça. Vivendo a castidade, qualquer um pode encontrar a paz e a graça de crescer na maturidade cristã.

Para mais informações, veja também esta postagem: "O que é Apostolado Coragem?"



NOSSA ATUAÇÃO NO BRASIL






No Brasil o apostolado é dirigido pelo Padre-Diretor do Setor Latino do Courage. Somos sacerdotes e leigos que atuam trabalhando e promovendo o Courage em nosso país.

Atualmente mantemos esta página como um canal de formação e informação sobre questões relacionadas à atração pelo mesmo sexo (AMS), sobre a missão e as atividades deste setor do Courage, além de termos também perfis no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube, todos com a finalidade da evangelização e apoio das pessoas com AMS.

Atuamos também oferecendo suporte espiritual através de acompanhamentos individuais (pessoais ou virtuais) para pessoas que tem atração pelo mesmo sexo (AMS), frequência aos grupos presenciais ou virtuais (capítulos/células).

Os membros do Courage Brasil são motivados, de acordo com as diretrizes do Courage no mundo todo, a viver em castidade segundo o ensinamento da Santa Igreja Católica, à frequência constante dos sacramentos, à busca de uma vida de oração e união com Deus, que é o único sustentáculo, principio e fim da verdadeira felicidade e, por fim, à caridade para com o próximo.

Nos grupos presenciais/virtuais e nos atendimentos presenciais/virtuais seguimos as mesmas diretrizes que o Courage segue no mundo inteiro. Os encontros presenciais acontecem ao menos uma vez ao mês, e se constituem num ambiente seguro no qual a pessoa pode partilhar, com confidencialidade, a outras pessoas que também lutam com a AMS, suas alegrias, tristezas, dificuldades, desafios, sonhos, metas, tudo isso em seu caminho rumo à santidade. Nessas reuniões, também, os membros recebem formação específica sobre a atração pelo mesmo sexo, além de formação espiritual adequada para que alcancem a meta da castidade, que é proposta para todos os cristãos. 

Nessas mesmas reuniões se encontra a possibilidade de cada membro desenvolver castas amizades, a fim de que ninguém tenha que enfrentar sozinho sua batalha contra a homossexualidade. 

Temos grupos presenciais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Esperamos, com a graça de Deus e no tempo que Ele quiser, estender nosso trabalho para outros estados do Brasil.

Mantemos para os membros dos outros estados onde ainda não trabalhamos diretamente, acompanhamento virtual com alguns dos nossos conselheiros via e-mail, skype, redes sociais, além de também contarmos com uma reunião virtual semanal.

A presente página é um veiculo oficial do Courage no Brasil.

Os outros sites do Courage no mundo são os seguintes:

14 comentários:

  1. Essa iniciativa é maravilhosa!! Primeiramente por ser totalmente obediente a Doutrina e segundo por oferecer justamente o apoio que o mundo nega e perverte! Que Nossa Senhora, Virgem Castíssima, abençoe todos vocês e faça frutificar essa iniciativa na obediência, na humildade, no serviço e no amor!!

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que procurava algo genuinamente católico sobre o tema. Fico feliz por vocês existirem e manterem dentre outras atividades este blog. Que Deus os abençoe muintissimo e os ajudem a ser fieis neste missão...

    ResponderExcluir
  3. Que missão corajosa, louvo a Deus por tamanha iniciativa. A ajudar no caminho da santidade diversos jovens que vivem esses conflitos. De verdade, só de ler este texto, já me sinto muito motivado a acreditar que mais santo eu serei.

    ResponderExcluir
  4. Estive no 7° Simpósio da Pastoral Familiar em Aparecida, e fiquei muito feliz em saber da existência desse abençoado Apostolado. Dentre tantas coisas a serem mudadas e conscientizadas, esse é um "problema" que afeta à todos. Precisamos saber como aceitar, o que aceitar, como acessorar. ..enfim tantas dúvidas, tanto preconceito e discriminação. Faço parte da Pastoral a tão pouco tempo e anseio por trazer as nossas famílias mais do que consolo... anseio por ajudar a fortalelece- las; todos nós procuramos qualidade de vida mas esquecemos da qualidade espiritual e familiar! Fiquei muito emocionada com o testemunho de um integrante do apóstolo, aliás na rua após o término, muitas pessoas conversavam sobre essa sensibilidade e abertura a esse apostolado. Que o Senhor Deus e N.Sra.estejam a frente desse grandioso projeto. Contém com meu apoio e orações!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive a inspiração de criar uma ordem religiosa de pessoas assim que não têm outro objetivo na vida se não Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo. De alcançar a perfeição como nas outras ordens religiosas tanto contemplativas como de ação. Pra mostrar ao mundo a verdade. Graças a Deus ele não nos abandonou, nem nunca o fará, a Santa Igreja sempre será a solução.

    ResponderExcluir
  6. qual o contato para conversar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode nos escrever no e-mail contato@couragebrasil.com. Salve Maria!

      Excluir
  7. Maravilha!! Louvo à Deus por cada um que faz parte desta iniciativa! A nossa Igreja é Una e Santa! Ns. Senhora do Perpétuo Socorro rogai por nós!

    ResponderExcluir
  8. É do conhecimento de vocês uma organização similar, evangélica?Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Estou encantada com essa atitude, me preocupo em ver homossexuais tão afastados da igreja, temos que trazer as ovelhas perdidas de volta para Deus, não afastá-las com o desprezo.
    Vcs já pensaram em buscar algum tratamento adequado ? Pois em ALGUNS casos são desordens piscológicas e hormonais. Tenho uma prima que achava q era homossexual por um problema hormonal mas agora já tem um relacionamento hetero após ter se tratado.
    Acho que independente disso todos precisamos viver a castidade, que a Virgem Maria possa ser um espelho para nós.

    ResponderExcluir
  10. Que Deus continue abençoando este maravilhoso apostolado. ..com a intercessão de Nossa Senhora de Fátima

    ResponderExcluir
  11. Olá. Eu sou homem, sou católico romano, sou bissexual, já namorei homem e mulher. O que vocês me recomendam? Castidade ou investir em relacionamentos heterossexuais? Eu tô confuso. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão. Escreva para a gente no e-mail contato@couragebrasil.com, assim podemos dar melhores orientações. É necessário conhecer sua história para poder dar qualquer tipo de conselho, mas o que aconselhamos desde já é: CASTIDADE. Ela é para qualquer estado de vida, seja casado ou solteiro. Fique com Deus.

      Excluir

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.